top of page

Cirurgia de joelho em cães: O que é a técnica de sutura fabelo-tibial?

Atualizado: 31 de ago. de 2022

Técnica cirúrgica realizada para cães com ruptura do ligamento cruzado cranial.


Antes de começarmos nosso texto, você pode aprender um pouco mais sobre a ruptura do ligamento cruzado cranial clicando aqui.


Entre as técnicas cirúrgicas utilizadas para a estabilização do joelho de cães e gatos com ruptura do ligamento cruzado cranial, a técnica mais comum e menos invasiva é a sutura fabelo-tibial.


A sutura é realizada com fio de nylon espesso, geralmente do tamanho 1.


É uma técnica feita lateralmente ao joelho e por fora da articulação (está no grupo das técnicas extracapsulares).


O procedimento consiste em realizar uma sutura ao redor da fabela (o osso sesamóide localizado na parte distal do fêmur) e através de um pequeno orifício perfurado na frente da tíbia, confira na imagem abaixo:

Nessa técnica, o fio de nylon pode ser passado atrás da fabela com o auxílio de uma "agulha J".


Após o término do procedimento, a sutura fornece estabilidade articular, permitindo o movimento natural dentro da articulação.


Essa estabilidade permite que o corpo produza tecido fibroso, que se torna espesso ao redor da articulação como tecido cicatricial, para fornecer estabilidade a longo prazo para a articulação.


Isso é importante, pois a sutura de nylon irá romper ou enfraquecer com o tempo. O objetivo desse procedimento é substituir o ligamento, mas na parte externa da articulação e não na parte interna.


Portanto, esse procedimento geralmente não é recomendado para cães grandes e com sobrepeso (embora essa opinião possa divergir de acordo com o cirurgião), pois a falha prematura da sutura seja uma possível complicação.


Referência bibliográfica


Trace, Crispian. (1983). A simple repair of the ruptured anterior cruciate ligament in the dog. Journal of the South African Veterinary Association. 53. 271-3.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91152-4321 ou (11)91258-5102.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page