Gastropexia em cães
Cirurgia para torção e dilatação gástrica

Definição
A gastropexia é um procedimento cirúrgico utilizado para prevenir a dilatação gástrica e volvo em cães de raças grandes e gigantes.
Essa cirurgia pode ser realizada como profilaxia ou pode ser realizada como parte do tratamento cirúrgico da síndrome de dilatação e torção gástrica, a fim de prevenir a recorrência após o estômago retornar a sua posição anatômica.
Definição
A dilatação e torção gástrica é uma condição que oferece risco de vida, sendo mais comumente observada em cães de tórax profundo, de raças grandes e gigantes. Geralmente ela ocorre devido a uma ingestão grande de alimento, seguida por atividade física intensa.
Nessa síndrome, o estômago fica dilatado com gás e/ou líquido e também se torce sobre si mesmo, de forma que o conteúdo não consiga escapar, levando a um aumento de pressão no estômago, diminuindo o fluxo sanguíneo para os tecidos.
Em alguns casos, o baço também pode se contorcer com o estômago, tendo seu suprimento de sangue comprometido. Interrupções no suprimento de sangue podem levar à morte do trato gastrointestinal e do baço, além de ter efeitos significativos sobre a pressão arterial.
Técnica cirúrgica
Em uma gastropexia, o estômago é fixado no lado direito da parede abdominal.
Existem várias técnicas cirúrgicas que podem ser utilizadas para realizar uma gastropexia, no entanto, a técnica mais comum envolve a criação de uma incisão através da camada externa do estômago e uma incisão correspondente na parede abdominal.
A gastropexia em alça de cinto é outra técnica bastante utilizada, e é demonstrada no vídeo abaixo.
Em alguns casos, é necessário realizar a esplenectomia (remoção do baço), assim como realizar cuidados específicos para animais em choque.
A gastropexia também pode ser realizadas por videocirurgia.
Pós-operatório
A gastropexia profilática é realizada em alguns países em associação com a cirurgia de castração. Nesses casos, não há cuidados pós-operatórios específicos além do necessário para uma castração de rotina.
Por outro lado, a gastropexia realizada em emergência, requer cuidados pós-operatórios mais intensos, dependendo da gravidade do dano observado durante a cirurgia.
A maioria dos cães permanecerá hospitalizada por vários dias no pós-operatório, antes de serem enviados para casa pelo restante do período de recuperação.
O cão poderá exigir uma dieta específica e medicamentos para proteger o trato gastrointestinal.
Referências bibliográficas
Caron, A.. (2013). Gastropexy in dogs. Point Veterinaire. 44. 48-49.
Degna, M.T. & Formaggini, Luca & Fondati, A. & Assin, R.. (2001). Using a modified gastropexy technique to prevent recurrence of gastric dilatation-volvulus in dogs. Veterinary Medicine. 96. 39-50.
Sobre a clínica
