top of page

Instabilidade de ombro em cães: O que fazer?

Atualizado: 17 de out. de 2022

Instabilidade escápulo-umeral

Definição


As lesões no ombro podem aparecer quando os cães apresentam lesões repetitivas por entorse de baixo grau nos ligamentos, ou uma lesão por tensão nos músculos do manguito rotador (músculos supraespinhoso e infraespinhoso).


Raças predispostas


Os animais afetados geralmente são cães de meia-idade, atléticos e de raças pequenas.


Sinais clínicos (sintomas)


A claudicação em cães afetados costuma piorar após o exercício. Os cães afetados por entorses e distensões de alto grau da articulação do ombro podem ficar mancando permanentemente.


Diagnóstico


O diagnóstico da instabilidade do ombro é feito por meio de um exame físico, geralmente realizado sob sedação ou anestesia geral. O ortopedista também irá indicar radiografias para verificar a presença de osteoartrite.


Além disso, exames de ressonância magnética ou artroscopia podem ser úteis na avaliação de cães com a suspeita clínica.


Tratamento


O tratamento da instabilidade do ombro depende do grau de entorse e distensão e do grau de instabilidade. Lesões de baixo grau são frequentemente tratadas de forma não cirúrgica com medicamentos anti-inflamatórios, alterações na rotina de exercícios, fisioterapia e hidroterapia.


Lesões de alto grau podem ser tratadas com estabilização protética, fusão do ombro por artrodese ou substituição total do ombro.


No Brasil, a solução mais comum tem sido a artrodese de ombro para os animais afetados pelos problemas mais graves, que incluem: instabilidade grave, luxação, fraturas articulares e artrose. É a chamada cirurgia de “resgate”, porque é usada como último recurso, onde outras técnicas utilizadas para salvar a articulação teriam pouca probabilidade de sucesso.


No exterior, tratamentos de estabilização protética e substituição total do ombro tem apresentados bons resultados.


Referências bibliográficas


Kieves, Nina & Jones, Stephen. (2020). There is no superior treatment method for medial shoulder instability in dogs. Veterinary Evidence. 5. 10.18849/ve.v5i1.249.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91152-4321 ou (11)91258-5102.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page