top of page

Tratamento com laser para cães e gatos: O que é e como é feito?

Atualizado: 31 de ago. de 2022

Terapia com laser pode ser de grande ajuda no tratamento de doenças ortopédicas em pets.


Definição


A utilização de laser para o tratamento de cães e gatos é uma terapia que está ganhando cada vez mais popularidade nos últimos anos à medida que os benefícios para os animais de estimação estão sendo descobertos.


Como funciona


O laser terapêutico (classe 3), utiliza ondas com um comprimento específico para causar fotobiomodulação ou alteração na fisiologia. Ou seja, a luz absorvida pelas células estimula os elétrons e ativa componentes para estimular crescimento, proliferação e o reparo celular.


Benefícios


Entre os principais benefícios, o laser pode ser utilizado com ou no lugar de medicações para dor, inflamação e cicatrização de feridas.


Além disso, o laser é responsável pela vasodilatação (aumenta o fluxo sanguíneo para trazer oxigênio e células), relaxamento da musculatura, diminuição da inflamação, liberação de endorfinas, e acelera a cicatrização tecidual e também pode ser utilizado como efeito bactericida.


Indicação


A terapia a laser pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de inúmeras patologias e condições na ortopedia veterinária, entre elas estão:


Ficou interessado(a) na laserterapia para ajudar no tratamento do seu pet? Entre em contato com um médico veterinário para avaliação.

Referências bibliográficas


Gottfried, H & Brändle, E & Hefty, Robert & Mattfeldt, Torsten & Badura, W & Vogel, U & Hautmann, Richard. (1997). Laser therapy in dogs and humans - Is there a difference?. British journal of urology. 79. 385-8.


Millis, Darryl & Saunders, Debbie. (2013). Laser Therapy in Canine Rehabilitation. Canine Rehabilitation and Physical Therapy: Second Edition. 359-380. 10.1016/B978-1-4377-0309-2.00021-1.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91152-4321 ou (11)91258-5102.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page