Megacólon em gatos

Definição
O cólon é a porção final do trato gastrointestinal, sendo a porção final do intestino grosso. É um órgão tubular e serve com local para absorver água e armazenar fezes, terminando no reto.
O megacólon ocorre quando a inervação da região não funciona corretamente. Nesse processo, a musculatura da parede intestinal não realiza contrações e o cólon fica com um diâmetro maior, que pode se tornar quatro vezes maior do que em um gato saudável.
Nesse tipo de cólon, o material fecal não é empurrado para o reto e se acumula, causando constipação, formando um aumento de volume grande na região.
Etiologia (causa)
Geralmente, o que causa pode causar o megacólon é uma lesão na medula espinhal. Entretanto, neoplasias, tricobezoares (bolas de pêlo), estenoses e corpos estranhos também podem causar a doença.
A doença ocorre em gatos em adultos e idosos, mas também foi observada em gatos mais jovens. Nos pacientes em que não há uma causa definida, a doença é considerada idiopática.
Sinais clínicos (sintomas)
É comum que gatos com megacólon apresentem sinais clínicos que podem incluir disquezia, caquexia, letargia, êmese e anorexia.
Diagnóstico
No exame físico, o felino pode ter sensibilidade abdominal e desidratação. Na palpação abdominal, o cólon aumentado cheio de material fecal duro é facilmente perceptível.
A radiografia do abdômen permite para avaliar o tamanho do cólon e permite detectar qualquer massa abdominal que possa estar presente. Exames de sangue e urina, ultrassom e colonoscopia, também podem ser realizados nesses casos.
Tratamento conservador
A abordagem médica consiste em utilizar laxantes, estimulantes da parede do cólon e dietas ricas em fibras, geralmente, sendo realizado como um tratamento inicial. Caso o paciente não apresente resposta satisfatória, o tratamento cirúrgico deve ser considerado.
Tratamento cirúrgico
A cirurgia para o megacólon consiste na remoção da maior parte do cólon, o esfíncter anal nesse caso permanece intacto para que o gato não perca o controle do intestino. O procedimento e chamado de colectomia subtotal.
Referências bibliográficas
Potočnjak, D. & Dalibor, P. & Torti, Marin & Vnuk, Drazen & Stanin, Damir & Gračner, Damjan & Bedrica, Ljiljana & Popovic, Maja & Pavičić, Ž & Žubčić, Damir & Lukac, Maja. (2008). Megacolon in a cat - A case report. Tierarztliche Umschau. 63. 220-224.
Bertoy, Robert. (2002). Megacolon in the cat. The Veterinary clinics of North America. Small animal practice. 32. 901-15. 10.1016/S0195-5616(02)00020-7.
Sobre a clínica
