top of page

Ozonioterapia veterinária

Atualizado: 31 de ago. de 2022



O que é o tratamento com ozônio para cães e gatos?


A ozonioterapia veterinária é um tratamento que utiliza uma mistura de gases oxigênio (O2) e ozônio (O3) para fins medicinais.


O ozônio é um potente oxidante, e utilizado na rotina veterinária para agir contra bactérias, fungos, e vírus.


O uso desse gás como terapia também contribui para o aumento da imunidade, auxilia na cicatrização de feridas e tem ações analgésicas e anti-inflamatórias importantes.


Benefícios da ozonioterapia veterinária.


A ozonioterapia estimula os sistemas antioxidantes endógenos. Esse gás apresenta um potente efeito vasodilatador que melhora a curva de dissociação da hemoglobina com o oxigênio, melhorando a oxigenação tecidual.


O uso do ozônio também estimula a liberação dos mediadores de imunidade como interferons e citocinas, produzindo efeitos diretos sobre diversos agentes infecciosos.


Veja outras benefícios da ozonioterapia:

  • Melhora na saúde cutânea.

  • Aumenta o nível de antioxidantes, prevenindo o envelhecimento celular pelo de fluxo sanguíneo e melhora a oxigenação dos tecidos.

  • Potencializa a resposta imunológica.

  • Possui ação anti-inflamatória.

  • Melhora a disposição física.

  • Possui ação antisséptica.

Quando procurar por ozonioterapia para o meu pet?


A ozonioterapia é eficaz em casos de patologias infecciosas, tais como: bacterianas, virais, e fúngicas.


Além disso, essa terapia auxilia em tratamentos ortopédicos degenerativos e traumáticos, cicatrização de férias, alívio de dores crônicas, tratamento de insuficiência renal, hérnia de disco, lombalgias, espondiloses e inflamação de raizes nervosas.


O uso do ozônio também é eficaz em doenças dermatológicas infecciosas e um forte aliado quando realizado de forma adjuvante ao tratamento do câncer.


Onde o ozônio é aplicado no meu pet?


Os locais de aplicação da ozonioterapia podem ser diversos: através de injeção intramuscular, subcutânea, periarticular ou paravertebral.

Por via tópica: através de bagging e óleo ozonizado.

Sistêmica: através de insuflação retal, auto-hemoterapia maior e menor, e fluidoterapia.


Meu cão sente dor ao fazer uma sessão com ozônio?


A aplicação do ozônio é segura, sem efeitos colaterais, porém pode ocasionar um desconforto quando realizado pelas nas aplicações subcutâneas e intra-articular.


Contraindicações do tratamento por ozônio.


O ozônio é contraindicado para animais com deficiência de Glicose-6-Fosfato-Desidrogenase, hipoglicemia, hipertireoidismo, anemia, e cardiopatas.

Além disso, é proibida a inalação do gás durante o tratamento.


A ozonioterapia funciona mesmo?


A ozonioterapia é uma excelente terapia bio-oxidativa na reabilitação veterinária, e possui efeitos favoráveis em diversos tratamentos e patologias.


Sobre a autora


Leidiane Alves Isaías é médica-veterinária (CRMV/SP 57.561), especializada em medicina integrativa de cães e gatos e responsável pelo setor de medicina veterinária integrativa da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page