O que é o tratamento com ozônio para cães e gatos?
A ozonioterapia veterinária é um tratamento que utiliza uma mistura de gases oxigênio (O2) e ozônio (O3) para fins medicinais.
O ozônio é um potente oxidante, e utilizado na rotina veterinária para agir contra bactérias, fungos, e vírus.
O uso desse gás como terapia também contribui para o aumento da imunidade, auxilia na cicatrização de feridas e tem ações analgésicas e anti-inflamatórias importantes.
Benefícios da ozonioterapia veterinária.
A ozonioterapia estimula os sistemas antioxidantes endógenos. Esse gás apresenta um potente efeito vasodilatador que melhora a curva de dissociação da hemoglobina com o oxigênio, melhorando a oxigenação tecidual.
O uso do ozônio também estimula a liberação dos mediadores de imunidade como interferons e citocinas, produzindo efeitos diretos sobre diversos agentes infecciosos.
Veja outras benefícios da ozonioterapia:
Melhora na saúde cutânea.
Aumenta o nível de antioxidantes, prevenindo o envelhecimento celular pelo de fluxo sanguíneo e melhora a oxigenação dos tecidos.
Potencializa a resposta imunológica.
Possui ação anti-inflamatória.
Melhora a disposição física.
Possui ação antisséptica.
Quando procurar por ozonioterapia para o meu pet?
A ozonioterapia é eficaz em casos de patologias infecciosas, tais como: bacterianas, virais, e fúngicas.
Além disso, essa terapia auxilia em tratamentos ortopédicos degenerativos e traumáticos, cicatrização de férias, alívio de dores crônicas, tratamento de insuficiência renal, hérnia de disco, lombalgias, espondiloses e inflamação de raizes nervosas.
O uso do ozônio também é eficaz em doenças dermatológicas infecciosas e um forte aliado quando realizado de forma adjuvante ao tratamento do câncer.
Onde o ozônio é aplicado no meu pet?
Os locais de aplicação da ozonioterapia podem ser diversos: através de injeção intramuscular, subcutânea, periarticular ou paravertebral.
Por via tópica: através de bagging e óleo ozonizado.
Sistêmica: através de insuflação retal, auto-hemoterapia maior e menor, e fluidoterapia.
Meu cão sente dor ao fazer uma sessão com ozônio?
A aplicação do ozônio é segura, sem efeitos colaterais, porém pode ocasionar um desconforto quando realizado pelas nas aplicações subcutâneas e intra-articular.
Contraindicações do tratamento por ozônio.
O ozônio é contraindicado para animais com deficiência de Glicose-6-Fosfato-Desidrogenase, hipoglicemia, hipertireoidismo, anemia, e cardiopatas.
Além disso, é proibida a inalação do gás durante o tratamento.
A ozonioterapia funciona mesmo?
A ozonioterapia é uma excelente terapia bio-oxidativa na reabilitação veterinária, e possui efeitos favoráveis em diversos tratamentos e patologias.
Sobre a autora
Leidiane Alves Isaías é médica-veterinária (CRMV/SP 57.561), especializada em medicina integrativa de cães e gatos e responsável pelo setor de medicina veterinária integrativa da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.
Comments