top of page

Artrite reumatóide em cães e gatos: O que é essa doença?

Atualizado: 31 de ago. de 2022

Confira nosso artigo completo sobre artropatias clicando aqui.



Definição


A artrite reumatóide é um doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico do animal produz anticorpos que atacam diretamente suas articulações.


Esse tipo de artrite é do tipo erosiva, causando erosões na superfície articular (destruição da cartilagem e do osso subcondral).


Nessa doença, o sistema autoimune lesa principalmente a articulação rádio-cárpica (punho) em ambos os lados.


Etiologia (causa)


Não se sabe ao certo o que leva um cão a ter artrite reumatóide, entretanto, fatores hereditários tem sido considerados como a causa base da doença.


Raças predispostas


A artrite reumatóide é rara em cães e extremamente rara em gatos e não há predisposição racial, embora tenha sido mais relatada em Poodles e Greyhounds.


O início da doença costuma ocorrer entre 2 e 4 anos de idade e não há predisposição por sexo.


Sinais clínicos


Os sinais clínicos de pacientes com artrite reumatóide são variáveis, e incluem:

  • Dor articular

  • Edema articular

  • Febre

  • Anorexia

  • Frouxidão articular

  • Claudicação

Diagnóstico


O diagnóstico da artrite reumatóide pode ser feito através da avaliação do fator reumatóide.


Além das alterações em exame físico, na radiografia é possível observar edema periarticular, derrame, colapso articular e destruição do osso subcondral.


A biópsia da articulação e análise de líquido sinovial também podem ser realizados.


Tratamento


Para o tratamento da artrite reumatóide o médico veterinário poderá indicar medicamentos como corticóides e quimioterápicos (como ciclofosfamida e azatioprina).


Prognóstico


Infelizmente o prognóstico da artrite reumatóide é reservado, entretanto, é possível trabalhar na qualidade de vida dos pacientes.


Referências bibliográficas


Clark, Stephanie. (2015). Canine Osteoarthritis and Treatments: A Review. Veterinary Science Development. 5. 10.4081/vsd.2015.5931.


Kimura, Tohru. (2017). Canine rheumatoid arthritis characterized by hyperprolactinemia. Veterinary Science Development. 7. 10.4081/vsd.2017.6463.


Kerwin, Sharon. (2010). Osteoarthritis in Cats. Topics in companion animal medicine. 25. 218-23. 10.1053/j.tcam.2010.09.004.


Perry, Karen. (2017). Inflammatory Joint Disease in Cats.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91152-4321 ou (11)91258-5102.

50 visualizações0 comentário
bottom of page